quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cravo-da-Índia

E o Cravo-da-Índia ??? É da Índia mesmo ??? Acompanhe mais esta curiosidade e surpreenda-se....

CRAVO-DA-ÍNDIA
É nativo das ilhas Molucas, na Indonésia. Atualmente é cultivado em outras regiões do mundo. Na Idade Média, apreciadíssimo pelo Ocidente, o cravo navegou das Molucas a Java, de Java à Índia, e da Índia a Veneza... Acabou consagrado, pelos portugueses, como se fosse da Índia mesmo. Uma das especiarias mais valorizadas. No mercado do início do século XVI, o quilo de cravo equivalia a sete gramas de ouro.

CARACTERÍSTICAS

O cravo-da-índia é uma planta de porte arbóreo, de ciclo perene e que atinge cerca de 12 metros de altura. A copa é bem verde, de formato piramidal. O fruto é do tipo baga e de formato alongado, suculentos, vermelhos e comestíveis. Aroma forte e penetrante. Os cravos-da-índia que usamos na culinária são, na realidade, os botões florais (ainda não abertos) desta árvore.

USO CULINÁRIO

É um condimento versátil que pode ser usado tanto em pratos doces como em pratos salgados. É normalmente empregado no preparo de caldos, ensopados, doces, pudins, bolos, tortas de maçã e pães. Na Europa, é muito usado para condimentar carnes e salames. Já no Brasil, o cravo-da-índia é usado mesmo para pratos doces, hábito adquirido da nossa colonização portuguesa.

É isso aí.... Eu saciei mais uma curiosidade minha.. E vocês ?? Um grande abraço e Sucesso a todos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário