quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mostarda...

Meus amigos... Há vários dias venho estudando sobre a Mostarda... E estou descobrindo mais coisas a cada página pesquisada. Na realidade, não imaginava a complexidade do assunto... Portanto, vou descrever a minha abordagem pessoal. Vamos lá...


MOSTARDA

As mostardas (isso mesmo, no plural), são várias plantas dos gêneros Brassica e Sinapis cujas sementes são utilizadas como especiaria e que, após moídas e misturadas com água, vinagre e outros líquidos, se transformam no condimento que conhecemos com este nome.

VARIEDADES

Mostarda Branca

Mostarda Preta

Mostarda de Folhas
A VERDURA

De sabor amargo, suas folhas são ricas em proteínas, vitaminas A, B2 e C, ainda contém ferro e cálcio. Pode ser servida cozida ou crua, mas não deve ser misturada a outras verduras, ou pratos de sabor delicado, pois seu gosto se sobrepõe ao dos outros alimentos.

SEMENTES DE MOSTARDA




As sementes têm cerca de 2 mm de diâmetro e têm cores que vão do branco amarelado ao preto. As mais utilizadas para o preparo do condimento são as amarelas e as escuras.



O CONDIMENTO


Como já foi dito, a Mostarda é um condimento à base de água , vinagre e sementes moídas. Tanto as sementes amarelas quanto as escuras são utilizadas, podendo ainda serem misturadas, para obter variedades diferentes do condimento. A Mostarda alemã utiliza em sua composição as sementes amarelas, enquanto na França, são utilizadas as Mostardas escuras. Quanto ao gosto, as duas sementes se diferenciam no sabor, mais picante, nas sementes escuras.

A FAMOSA MOSTARDA DIJON

Em Dijon, cidade francesa, a mostarda era amplamente consumida e figurava nas mesas dos reis. Por este motivo era considerada a melhor do gênero. Com o passar do tempo, alguns fabricantes em Dijon aproveitaram para lançar produtos de melhor qualidade. Em função disto, foram criados estatutos para organizar e reger a fabricação e o comércio de mostarda. Hoje em dia a denominação "Mostarda de Dijon" não é limitada aos produtos oriundos da cidade ou região, mas sim, a um processo de fabricação específico de qualidade.

UFA !!! Tem muita informação sobre a mostarda. Pesquisem !!! Estudem !!! Ninguém rouba o conhecimento de vocês... Um grande abraço e suceso a todos...
Ei ?? E a Mostarda de Cremona ??? Ah ! Isto é assunto para uma outra curiosidade.. Aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário