Esta especiaria é uma das minhas razões pelas pesquisas sobre de onde provém e como são beneficiados diversos insumos na nossa cozinha.
A HISTÓRIA
Até meados do séc. XIX, a única fonte mundial de noz moscada era nas pequenas ilhas Banda, na Indonésia. Era vendida na Europa a preços exorbitantes, pois não sabiam exatamente onde era produzida. Em 1511, o rei de Portugal obteve a localização das ilhas e realizou uma expedição para encontrá-las. Com sucesso. Permaneceram por lá durante 1 mês, comprando e enchendo os seus navios. Mais tarde a noz moscada seria comercializada pelos holandeses, passando depois a ser cultivada na Índia e Malásia.
O FRUTO
A noz moscada é obtida através dos frutos da Moscadeira. Estes, quando maduros, se abrem sozinhos, deixando a semente à mostra. Com uma cor marrom escuro, a semente é coberta por uma membrana roxa avermelhado, chamada “Macis”. Rompendo a casca dura das sementes, encontra-se a amêndoa da Noz Moscada.
MACIS
Possui um sabor de pimenta do reino com canela. Por ser levemente adstringente, se sai melhor em pratos salgados.
NOZ MOSCADA
Após a secagem, faz-se a extração golpeando as sementes com um pedaço de madeira. Com cuidado. As amêndoas são armazenadas em vidros ou sacos plásticos resistentes.
Matou sua curiosidade também ? Espero que sim... Agora, só mais uma orientação: O consumo de uma noz moscada inteira ou 5 g do seu pó pode produzir efeitos de intoxicação como alucinações auditivas e visuais, descontrole motor e despersonalização... Muito louco, não ?? Abraços.... Sucesso......
Nenhum comentário:
Postar um comentário