O açafrão é extraído dos estigmas de uma linda flor. São estes pistilos de cor laranja-avermelhado, que aparecem junto com a flor na foto. Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 150 mil flores para obtenção de apenas 1 quilo de estigmas).
HISTÓRIA
É pelo menos tão antigo como a escrita, conforme consta de registos de tempos muito anteriores à nossa era. Da China ao Egipto, da Grécia a Roma, o açafrão sempre foi apreciado pelo seu aroma requintado e propriedades medicinais. O açafrão também foi o ingrediente mais falsificado da história. Os estigmas podem ser, por exemplo, os das flores da arnica ou de um tipo de margarida ou ainda do cártamo, chamado de açafroa, usado de longa data por egípcios e chineses para tingir tecidos e fazer remédios. O certo é que Henrique VIII, apreciador da especiaria, mas acima de tudo da ordem no seu reino, mandava para a forca quem fosse apanhado a falsificar açafrão. Como é óbvio, hoje já não há penas capitais para quem cai na tentação de vender “gato por lebre”, mas as imitações estão mais vivas do que nunca. Cuidado !!!
GASTRONOMIA
Usado com frequência em pratos à base de arroz na Índia, o açafrão pode ser ainda combinado a folhas de louro, canela, cravo, cardamomo, anis - estrelado, noz moscada ou macis. A utilização em conjunto com hortelã é agradável e muito usada no Irã. Já o uso do açafrão associado a especiarias picantes é comum no golfo árabe. Alguns doces indianos são preparados com a especiaria, bem como manteigas temperadas. Mas, em alguns pratos o açafrão é o centro das atrações como na bouillabaisse, sopa francesa feita com peixe, mariscos, camarões, polvo e outros frutos do mar, originária de Marselha, na Paella, prato típico espanhol, e no Risotto à la Milanesa, prato italiano com açafrão, originário da Lombardia.
É isso aí... Termino esta postagem com uma recomendação: Pesquisem.. Leiam.... Estudem... Tem muito material sobre açafrão para ser explorado... Um grande abraço e Sucesso a todos.......
Nenhum comentário:
Postar um comentário